Gongo

Dentistas

Se seu ASB está confirmando consultas, tome cuidado

Desde 2008, a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada pela Lei 11.889 e o profissional também deve ter registro no CRO. O ASB tem papel fundamental na experiência do paciente durante seu tratamento na clínica odontológica. Seu conhecimento extrapola a odontologia e o firma como o profissional que conhece a fundo as características do paciente.

A partir disso, já dá para imaginar que o ASB é responsável por diversas funções. Porém, não é muito difícil chegar em um consultório e encontrar um ASB fazendo o papel de uma secretária e vice-versa. Utilizá-lo para gerenciar a agenda da clínica, por exemplo, é desperdiçar o tempo precioso que possui exercendo uma atividade que pode ser feita de forma automática e sem risco de erros humanos.

Ao invés de usar o ASB para confirmar as consultas por telefone, considere adotar uma agenda online inteligente que vai tornar a sua clínica mais ágil, organizada e com foco em resultados. Além da praticidade (para a clínica e para o paciente) que uma ferramenta como essa trás, destaco:

  • Você pode reduzir significativamente o custo com telefone enviando mensagens de confirmação automáticas por e-mail e SMS. O Gongo, por exemplo, é um sistema online de agendamento que faz exatamente isso, diminuindo as ausências e cancelamentos de última hora. E o melhor: basta usar a agenda normalmente e os lembretes são enviados pelo próprio sistema, sem precisar que um profissional fique horas pendurado ao telefone ligando para cada um dos pacientes.
  • Deixar que um sistema cuide das confirmações de consulta – e não o ASB – traz uma outra grande vantagem: o risco de erros diminui bastante. Se alguém precisa escrever mensagem por mensagem, há uma grande chance de informar um horário errado ao paciente, por exemplo, o que vai acabar gerando uma grande dor de cabeça para todo mundo. Além disso, sem um sistema que confirme as consultas sozinho, esse é mais um procedimento que você terá que incluir no treinamento quando precisar substituir funcionários.
  • Se as confirmações são enviadas por uma pessoa – e não por um sistema – seus pacientes podem ficar sem receber nenhum lembrete caso esse profissional esteja doente ou de férias. Resultado: buracos na agenda.

Liberando o ASB da gestão da agenda, ele ganha tempo (e motivação!) para focar nas atividades que domina e trabalhar com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços. Para te ajudar a relembrar quais são essas atividades, resolvemos listar coisas que esse profissional pode realizar agora que não vai mais confirmar consultas.

Mas afinal, o que o ASB deve fazer?

Antes do paciente se sentar na cadeira do dentista, o ASB o prepara e coleta informações para munir o dentista durante a sessão. E para que conhecer a fundo o paciente? Para poder promover a saúde bucal de maneira mais ampla junto dele e de sua família, algo de extrema importância quando uma clínica pretende manter um relacionamento regular com seus pacientes.

Já com o paciente devidamente instalado no consultório, o ASB apoia o dentista atuando como instrumentador. Por fim, já depois da consulta, o ASB deve cuidar de diversas atividades rotineiras numa clínica, como a  limpeza, desinfecção e esterilização dos aparelhos odontológicos, entre outras atividades.

Em resumo, o ASB deve:

  • Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal
  • Desinfetar e esterilizar materiais e instrumentos utilizados
  • Preparar e organizar instrumental e materiais necessários
  • Instrumentalizar e auxiliar o dentista nos procedimentos clínicos
  • Cuidar para que não falte nada para o bom funcionamento da clínica odontológica