Gongo

Consultório / Dentistas / Nutricionistas

Autoagendamento e o fim das ligações para marcar consulta

Os serviços online mudaram a rotina da sociedade e a forma de se relacionar com as pessoas. As mudanças são claras tanto na hora de consumir como na hora do lazer. E uma tendência que mudará a forma como marcamos consultas nos próximos anos é o autoagendamento de pacientes. Como isso funciona?

Uma das maiores frustrações dos pacientes é ligar para o consultório e perder um bom tempo até ser atendido. É preciso ligar em horário comercial e ter muita paciência se a linha estiver ocupada. Por isso, muita gente acaba se estressando com a demora e às vezes nem chega a marcar o horário, mas essa relação pode mudar e para melhor com o autoagendamento.

O  autoagendamento permite que seus pacientes marquem suas próprias consultas pela sua página no Facebook ou por uma página criada especialmente para manter sua agenda aberta ao público. Basta estar conectado à Internet pelo computador, tablet ou smartphone.

O que pode ser uma novidade para você já é uma tendência forte em outros países e até mesmo em alguns hospitais do Brasil, oferecendo comodidade, agilidade e segurança e deixando os pacientes mais satisfeitos.

70% dos pacientes vão marcar suas consultas online

Os números comprovam que o autoagendamento é de fato uma tendência em consultórios particulares, clínicas e hospitais. Uma pesquisa feita pela Accenture, uma consultoria global de gestão, divulgou recentemente que  2 a cada 3 pacientes vão marcar suas consultas online até o final de 2019. Isso representa quase 70%.

A pesquisa feita nos Estados Unidos ainda apontou um lucro de US$ 3,2 bilhões para o sistema de saúde do país. Os pacientes poderão marcar suas consultas da mesma forma como já compram uma passagem de avião, por exemplo. O estudo concluiu ainda que o autoagendamento leva pouco menos de 1 minuto, muito melhor que o tempo médio de 8 minutos para agendar consultas por telefone. Uma diferença e tanto, não é mesmo?

No Brasil, os hospitais Edmundo Vasconcelos e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre já apostam no autoagendamento através de seus sites e redes sociais como o Facebook. O hospital paulistano, por exemplo, marca de 35% a 40% dos atendimentos pela Internet.

5 benefícios do autoagendamento

  1. Você aparecerá nos resultados do Google quando um paciente estiver procurando por um profissional da sua área. Além disso, ele verá não apenas seu telefone, mas também todos os horários disponíveis e a opção de agendar imediatamente. Isso lhe dará uma vantagem imensa sobre a concorrência
  2. Seus pacientes podem marcar consultas e exames 24 horas por dia, 7 dias por semana
  3. Essa comodidade vai fazer com que seu consultório ou clínica se destaque da concorrência e vai atrair mais pacientes, principalmente jovens, mais acostumados com a tecnologia
  4. Ao dar autonomia para os pacientes, eles retribuem fazendo boa parte do trabalho da secretária ou do call center. Com isso, há uma significativa redução de custos
  5. É grátis. Isso mesmo! Você pode adicionar o autoagendamento na sua página no Facebook ou criar sua página sem nenhum custo. Para saber como, continue lendo

Como criar uma página de autoagendamento gratuitamente

Para criar sua página de autoagendamento agora mesmo, basta criar uma conta gratuita no Gongo clicando aqui. O Gongo é uma agenda inteligente para profissionais da saúde e o que aparecerá na sua página no Facebook ou na sua página de autoagendamento é um espelho da sua agenda. Não se preocupe, pois seus pacientes verão apenas quais horários estão vagos ou ocupados; só você é quem poderá ver os detalhes de cada agendamento, como nome do paciente, telefone e e-mail.

Para adicionar o autoagendamento ao Facebook, basta seguir as instruções após criar sua conta grátis. Para criar uma página de autoagendamento, basta clicar em Menu, depois em Configurações e Página de autoagendamento. Tudo que você precisa fazer é escolher um endereço para sua página no formato endereco.gongo.com.br. Para ver um exemplo, clique aqui.

Conclusão

Que tal oferecer a seus pacientes a possibilidade de agendar suas próprias consultas e, de brinde, ganhar um sistema de agenda que confirma as consultas automaticamente? Assim você e seus funcionários ganham mais tempo para oferecer uma experiência presencial única! Pense nisso. É prático, simples e grátis.

Para conhecer mais sobre o Gongo, acesse nosso site: www.gongo.com.br.