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Dentistas

Saiba como transformar pacientes em clientes fiéis

Seu paciente jura que vai manter um sorriso saudável, você lembra que para isso é preciso visitar o dentista a cada 6 meses, vocês se despedem e… ele nunca mais aparece. Soa familiar?

1. Entenda a importância do retorno

Antes de tudo, esse desaparecimento de pacientes é um problema cultural: o brasileiro simplesmente não tem o hábito de ir ao dentista. A maioria das pessoas só marca uma consulta quando tem algum problema, como uma cárie ou um siso que precisa ser extraído.

Como pouca gente entende a importância de fazer uma manutenção preventiva ao menos duas vezes por ano, manter um bom relacionamento com seus pacientes é fundamental para fazê-los retornar: manter contato com eles antes e depois das consultas é o grande segredo para transformá-los em clientes fiéis.

Mas por que fazer o paciente retornar?

Simples: porque é muito mais fácil trazê-los de volta do que conquistar novos clientes! Se você atender cada paciente uma única vez será preciso conquistar dezenas de clientes toda semana. Por isso, quanto mais pacientes se conscientizarem da importância de voltar ao dentista, mais fácil será manter a agenda cheia.

2. Assuma a responsabilidade

De quem é a responsabilidade de voltar?

Você não está errado se responder imediatamente “do paciente, ora bolas!”, mas lembre-se: estamos no país em que quase 60% da população não vai no dentista regularmente. Em outras palavras, esperar que o paciente volte por conta própria não garante nada.

Você pode delegar essa tarefa à secretária, mas o que acontece se você precisar trocar sua assistente nesse meio tempo?

Ou seja, a responsabilidade de lembrar o paciente de retornar é sua. Afinal de contas, por mais que seja uma questão de saúde, você é o maior interessado, certo?

3. Organize-se

A pior coisa que você pode fazer é mandar seu paciente para casa com um simples cartão de retorno. Além de não ser sustentável, aquele pedacinho de papel tem destino quase certo: o esquecimento no fundo da carteira ou a lata de lixo.

Ao invés disso, escolha um lugar para anotar as datas de retorno e, abaixo delas, as seguintes informações sobre cada paciente:

Quem é ele?
Quando ele consultou pela última vez?
O que ele fez?

Você pode usar um programa, planilha ou até mesmo um bloco de papel. Independente do método, o mais importante é guardar o maior número possível de informações e manter suas anotações organizadas.

A agenda Gongo mantém os dados e o histórico de consultas de cada paciente. Acesse www.gongo.com.br.

4. Lembre seus pacientes diariamente

Revise suas anotações de retorno diariamente. Ao invés de enviar o mesmo lembrete a todos os pacientes, use as informações que você guardou para ter um contato mais pessoal com cada um deles.

Você pode, por exemplo, dar um desconto para o clareamento que o paciente mencionou na última consulta ou lembrá-lo que aquela restauração de molar precisa ser revisada. Dessa forma, você demonstra interesse verdadeiro e aumenta as chances de uma nova consulta, já que seu paciente verá que o consultório realmente se importa com ele.

Por fim, envie os lembretes por mensagem de texto (SMS). Esse tipo de mensagem é entregue mesmo quando os pacientes não estão conectados à Internet e é menos invasivo do que uma ligação telefônica, que custa mais e nem sempre pode ser atendida pelo paciente.

5. Coloque os lembretes no automático

Manter um bom relacionamento com seus pacientes é o detalhe que os transforma em clientes fiéis. Essa relação de confiança faz com que ele o indique a amigos e familiares e, no longo prazo, fará uma grande diferença na saúde financeira do seu consultório.

Para simplificar ainda mais essa tarefa, você pode deixar que a agenda Gongo faça todo o trabalho de manter suas anotações e enviar seus lembretes de retorno. Além disso, o Gongo confirma todas as suas consultas, reagenda quem cancelou o horário e avisa pacientes da lista de espera sobre horários vagos.

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