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5 dicas para diminuir faltas e atrasos no consultório

Embora o problema seja um velho conhecido, muitos dentistas ainda sofrem com ele: O desafio de diminuir faltas e atrasos no consultório odontológico deve ser acompanhado de perto. Isso porque, além de comprometer o tratamento dos pacientes, as faltas também representam um impacto direto no faturamento da clínica ou consultório, certo? O importante é observar que com uma simples mudança de comportamento, é possível diminuir ou até acabar com as ausências.

5 dicas para diminuir faltas e atrasos no consultório

Com base em dicas de profissionais de sucesso, organizamos um passo a passo simplificado (mas matador) com estratégias que você pode implementar no dia a dia do seu consultório ou clínica, pensando em reduzir o número de consultas perdidas. Confira a lista e comece agora mesmo!

1 – Entenda quanto você perde com as faltas

Você tem ideia do prejuízo que as ausências geram no seu consultório? Se você quer resolver este problema, o primeiro passo é entender o impacto dele no seu orçamento. Você pode elaborar uma planilha, mas isso vai levar um certo tempo (que você não tem, certo?). A maneira mais fácil de fazer isso, é usar a nossa Calculadora de Ausências. Em apenas alguns passos você consegue mensurar o quanto as faltas e atrasos estão interferindo no faturamento do seu negócio. Teste agora, pois quem não mensura os dados não tem gestão sobre eles!

2 – Compreenda as razões dos pacientes que faltam

O segundo passo após entender o quanto as faltas impactam no seu orçamento, é compreender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer na consulta. Desta forma você poderá definir melhor quais meios e frequência serão mais eficazes para lembrá-los de seu compromisso. Uma pesquisa rápida com os pacientes que faltarem pode ajudar nisso. Embora os atrasos mais comuns aconteçam em função de imprevistos pessoais ou profissionais que surgem de uma hora para outra, vale a pena testar.

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3 – Faça ligações proativas para confirmar consultas

Por ser mais direta, a maneira mais utilizada para alertar um paciente sobre uma consulta é entrar em contato via telefone, porém, essa forma de contato não resolve o problema totalmente e ainda consume muito tempo das secretárias e recepcionistas, além de representar um aumento considerável de custos de telefonia. Muitas vezes o paciente pode não atender a ligação devido a falta disponibilidade ou então acabam considerando as ligações invasivas.

4 – Seu cadastro vale ouro, cuide bem dele!

Seja qual for a maneira escolhida para confirmar e/ou remarcar consultas (email, telefone, SMS, Facebook, WhatsApp), é imprescindível que você mantenha rotinas de atualização cadastral com seus pacientes. Melhor do que fazer isso a próprio punho, é conseguir que os próprios pacientes o façam: Crie um sistema de recompensas para quem atualizar o cadastro constantemente, então disponibilize um formulário online para que os seus pacientes possam enviar seus dados. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, deixe um comentário no final do post!

5 – Procure um sistema de agenda inteligente

Como falamos existem diversas maneiras de confirmar consultas, mas o esforço necessário para operar estas estratégias compensa de fato? Uma forma eficaz de aumentar o comparecimento de pacientes é através de lembretes via SMS. As mensagens de texto não caem na caixa de SPAM (como email) e são percebidas pelos pacientes como um comunicado de urgência. A grande questão, neste caso, não é apenas usar o SMS, mas ter um sistema inteligente para gestão de agenda, que faça os lembretes de forma automatizada, assim você economiza o tempo da sua secretária e reduz consideravelmente os gastos com telefone.

Leia também:

→ Agenda online para dentistas: Uma escolha inteligente
Que tal nossas dicas? Elas dicas fazem sentido para você? Se encaixam na sua rotina? Se você tem alguma dúvida, sugestão ou crítica, não deixe de nos escrever nos comentários!

  • Dirceu Luiz da Siqueira Silva

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