Gongo

Nutricionistas

Por que nutricionistas sofrem tanto com ausências?

Você sai de casa, ainda bem cedo, em direção ao consultório. “O dia vai ser cheio”, você fala baixinho para si. Rumo ao trabalho, repassa a agenda pelo celular, relembra o histórico dos pacientes e pensa nos novos. Nessa sequência, também vem à mente: “Quem será que vai faltar hoje?”. A manhã de muitos nutricionistas segue assim. E, infelizmente, é comum também se depararem com um número cada vez maior de ausências nos consultórios. E por que isso acontece? Você já deve ter se perguntado.

Alguns profissionais apontam como um dos principais motivos para isso acontecer, o paciente não ter conseguido atingir o objetivo discutido para a próxima consulta. Com isso, ele se sente desestimulado a retornar. Segundo o neurocientista americano Daniel Amen, muitas vezes, questões emocionais estão interferindo na dieta, por meio de impulsos e compulsividades. Amen pesquisou a mente de mais de 66 mil pessoas que estavam em regime e garante que o sucesso depende também do momento e estilo de vida de cada uma.

Mesmo que você ainda não tenha a resposta de por que cancelamentos e ausências acontecem em seu consultório, acredito que já deve ter sentido alguma consequência disso. Desde uma “janela” na sua agenda, que prejudica outros pacientes que gostariam de utilizar aquele horário, passando pelo impacto nos lucros causado por um paciente que falta sem avisar anteriormente. Afinal, você trabalha (e recebe) somente por hora marcada.

E o que fazer para buscar diminuir, então, essa situação?

Para diminuir as ausências, construa a confiança

Encoraje seu paciente a fazer o tratamento sempre utilizando um discurso positivo com ele. Também seja bastante transparente mostrando que paciente e nutricionista estão juntos naquele processo e que, por isso, é importante que ele retorne sempre, mesmo quando o resultado esperado ainda não tenha sido alcançado. É importante que ele se sinta apoiado em retomar seus esforços e seguir em frente. Se mostrar aberto para responder dúvidas e ser compreensivo o aproxima, abre espaço para o diálogo e o fideliza.

Mantenha contato

Com as redes sociais, você pode criar conteúdos em diferentes formatos sobre nutrição que vão lhe fazer estar “presente” por mais tempo junto de seus pacientes. Eles podem acompanhar a página ou o perfil do seu consultório e, por ela, receber mais dicas e incentivo. Pense em como esse marketing de conteúdo pode fidelizar pacientes e lhe apoiar na prospecção de novos. Apostar em uma linguagem próxima e em textos objetivos, mas que respondam a questionamentos que chegam até você no consultório, é ideal para esse processo.

Faça um “contrato”

Desde a primeira consulta é importante deixar claro para o paciente alguns pontos do tratamento, incluindo como você, nutricionista, lida com atrasos e ausências sem aviso prévio. Isso faz parte do processo de atendimento e de transparência da relação entre os dois. É um momento bastante propício para discutir e expor esses pontos e apresentar ferramentas que ajudem ele a agendar (e reagendar, quando preciso) suas consultas.

Pense nos compromissos

Confirmar a consulta com antecedência pode diminuir muito a falta em seu consultório. E, hoje em dia, com tantas atribuições (suas e do paciente) é muito difícil contar apenas com o telefone para fazer essa checagem. A tecnologia nesse momento pode auxiliar muito.

O Gongo, por exemplo, é uma agenda que facilita a vida do paciente e do profissional de saúde. Ele apoia muito o nutricionista no gerenciamento do seu consultório, pois diminui as ausências e cancelamentos de última hora, fazendo com que você ganhe mais dinheiro enquanto fideliza seus pacientes. Como isso acontece? Seu paciente recebe alertas sobre o dia e horário da consulta. E o mais legal, você não perde o contato personalizado. É possível que, junto da confirmação, você edite a mensagem e adote uma linguagem mais próxima e adequada à relação que construiu com o paciente, mostrando compreensão e parceria nesse momento.

É rápido e fácil se cadastrar. Você pode fazer isso hoje mesmo e já colocá-lo à disposição de seus pacientes clicando neste link.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco situações que acredita que podem estar impactando cancelamentos repentinos no seu consultório e vamos discutí-las.